“Também disse Deus: Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança (...) Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gn 1: 26 e 27
A complexidade biológica é um dos grandes argumentos do criacionismo e um dos maiores exemplos desta complexidade é a nossa visão. Boa parte das informações que recebemos do mundo passa pelo nosso sistema ocular: um sistema tão perfeito e interligado que o ser humano tenta reproduzir pela tecnologia.
A grandiosidade deste sistema está no fato de que um simples olhar pode envolver a ativação de mais de100 milhões de células ao mesmo tempo, que convertem as imagens em impulsos conduzidos até o cérebro, onde a informação é processada (cor, brilho, intensidade de luz, profundidade, dentre outros). O mais impressionante é que tudo isso acontece em questão de milisegundos.
De maneira bem simples, ao olharmos para um objeto, a luz passa pela nossa córnea, que cobre a íris, penetra no globo ocular pela pupila e alcança o cristalino. Este funciona como um sistema eficiente de focalização que converge os raios luminosos em um ponto focal na retina.
A retina é composta por mais de cem milhões de células fotossensíveis, algumas responsáveis pela visão preta e branca e outras que nos permitem ver as cores. As impressões geradas são convertidas em impulsos nervosos que alcançam o cérebro através do nervo óptico. No cérebro, uma região bem específica, chamada de córtex visual interpreta essas informações, permitindo que nós sejamos capazes de ver o mundo.
Pense comigo: neste momento, ao ler este texto, você está utilizando todos estes sistemas visuais e o mais lindo é que você é capaz de fazer isso de maneira rápida e eficiente, porque nosso sistema ocular captura e interpreta até cerca de 1,5 milhões de mensagens em um milisegundo. Um processamento tão eficaz e nesta velocidade necessitaria de dezenas de computadores operando juntos e, com certeza, o resultado não seria o mesmo.
A complexidade deste sistema não está apenas nas partes isoladas, mas na sua interligação. Quando uma destas pequenas partes não está presente ou não funciona bem, todo sistema fica comprometido e sem finalidade.
É impossível imaginar que toda esta complexidade deriva de processos aleatórios e graduais de seleção natural e mutação.
É impossível imaginar que toda esta complexidade deriva de processos aleatórios e graduais de seleção natural e mutação.
Um simples olhar pode dizer muito sobre quem somos e de onde viemos. Nossos olhos apontam para a existência de um brilhante Arquiteto: um Criador. Como diz o ditado popular: “O pior cego é aquele que não quer ver”.
Publicado originalmente por: www.iasd-botafogo.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário