segunda-feira, 31 de agosto de 2015
Obrigado Senhor
sábado, 29 de agosto de 2015
O Propósito da Disciplina
O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende a repreensão adquire entendimento. Prov. 15:32

Quando o fogo cai sobre a madeira a destrói, quando cai sobre o ouro o purifica. O fogo é símbolo da disciplina divina, das provações e adversidades que aparecem na vida.
Precisamos entender que a disciplina divina não é como o castigo humano. Nada que trás dor, lágrimas e tristeza, nasce na mente divina. Deus só é o autor de coisas boas. Se eu rejeitar a disciplina, coloco-me numa estrada perigosa. “Menospreza a sua alma”, adverte Salomão.
Nada acontece neste mundo, sem a permissão divina e se Ele permite que a adversidade bata à porta do coração, é porque deseja que escrevamos capítulos mais brilhantes de nossa própria história. Teologicamente, a adversidade chega na vida do filho de Deus, porque o Senhor quer despertá-lo diante do perigo que se aproxima.
O verbo hebraico ma’as que Salomão usa, e que é traduzido como “rejeita”, em português, significa literalmente sentir-se revoltado, incomodado, não estar de acordo. Não é assim que nos sentimos cada vez que as coisas não saem como queremos? E no entanto essa aparente adversidade é o instrumento que Deus usa para livrar-nos de tragédias maiores.
Se aceitarmos a prosperidade e a alegria, dons preciosos de Deus para fazer-nos felizes, não deveríamos também aceitar que o Senhor nos acorde para a realidade, quando a nossa humanidade nos leva a adormecer no volante das circunstâncias favoráveis?
Nenhuma dor é permanente. Nenhuma adversidade dura para sempre. Não para os filhos de Deus. Porque o objetivo não é destruir, senão educar e edificar. A dor que você vive neste momento é passageira. Amanhã será um novo dia. O sol brilhará de novo e você terá crescido na sua maneira de ver a vida. Atenda a repreensão com humildade.
Por isso hoje, mesmo que as coisas não estejam todas, cor de rosa, mesmo que no céu haja nuvens ameaçadoras, vale a pena lembrar o conselho divino: “O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende a repreensão adquiri entendimento.”
Alejandro Bullón
sexta-feira, 28 de agosto de 2015
União com Cristo
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
Louvai a Deus
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Todo ser humano nasce livre. As escolhas fazem a diferença. Uns escolhem para bem, outros para mal. No verso de hoje, Salomão coloca a responsabilidade da vitória ou da derrota nas mãos da própria pessoa.
É verdade que para a derrota existem muitas explicações. O clima, as circunstâncias, a falta de oportunidades, os problemas, em fim. Difícil é aceitar o fato de que a maioria das derrotas tem raízes nas decisões erradas que tomamos.
Se você procurar o conselho divino e ajustar a sua vida a ele, o resultado natural será a sabedoria que o conduzirá a vitória. A única pessoa beneficiada com essa decisão é você. Se em meio da noite escura decido acender a lâmpada, quem é que vai sair ganhando com a minha decisão? Pelo contrário, se decido andar as escuras quem vai acabar tropeçando e se machucando?
As instruções divinas são luz. Iluminam o caminho escuro a fim de chegar com segurança ao destino. Sem luz, a pessoa tropeça, cai, se machuca e não encontra o que procura.
Nunca, como hoje, as pessoas falaram tanto acerca da luz. “Ele tem luz”, “Você tem a aura” “Raul é uma pessoa iluminada”. Existe a idéia de que este mundo está cheio de energia positiva e negativa. Dizem que pessoas positivas têm luz e pessoas negativas são tenebrosas.
Mas a vida não depende de energia. A vida é energia. A vida depende de decisões. Não posso deixar a minha “sorte”, nas mãos da lua, das estrelas, das pirâmides, dos números ou das pedras. Se existe algo que Deus entregou a todo o ser humano é a capacidade de decidir. Em lugar de pensar que uns nascem com luz e outros sem, a criatura deve procurar a verdadeira luz que vem dos ensinamentos divinos e acessíveis a todos. A palavra de Deus é a tocha que ilumina, no lugar do choro.
Faça deste dia um dia de decisões sábias. “Procure a luz da palavra de Deus. Decida seguir pelos princípios divinos e prepare-se para receber as grandes vitórias que Jesus tem reservado para você e sua família, porque: “Se és sábio, para ti mesmo o és; e se és escarnecedor, tu só o suportarás.”
terça-feira, 25 de agosto de 2015
Quanto a Mim
A vida espiritual é uma experiência individual. Você não pode ser fiel a Deus em grupo. É verdade que o grupo exerce influência na vida do indivíduo, mas o Deus “da igreja” pode não ser seu Deus e o crescimento espiritual da igreja não garante o seu.
É tendência natural do ser humano olhar para os outros a fim de tranqüilizar a própria consciência. É natural esconder-se atrás dos outros, ou olhar na direção deles antes de tomar uma decisão. Mas o salmista declara hoje: “Quanto a mim”. Pode ser que tudo aquilo que Deus fez na vida das pessoas não seja motivo para que o reconheçam e aceitem como Deus. Talvez os milagres cotidianos que acontecem na vida de tanta gente não leve essas pessoas a depositar sua confiança em Deus. Não sei e não quero que isso influa na minha vida, mas, “quanto a mim, confio em ti Senhor.”
Esta é a expressão de uma fé particular, íntima e pessoal. “Tu és o meu Deus.” Aqui está o segredo de uma grande vitória. Deus é meu. O tenho em meu coração. As pessoas podem tirar tudo de mim, menos a confiança que tenho em meu Deus porque eu O conheço.
Ao longo dos salmos, é enfatizada a vida espiritual como uma relação permanente de amor entre Deus e o homem. Davi louvava o nome desse Deus que amava de manhã, ao meio dia ena noite.
Por que você acha que o cristianismo chama-se cristianismo e não igrejismo? Porque é comunhão diária com Cristo. A igreja tem um lugar importante na vida do cristão, mas cobra vida por causa da experiência pessoal do ser humano com Cristo. Sem Ele é possível ser apenas um membro de igreja e não ser cristão.
Antes de partir para os desafios da vida, hoje, pense no tipo de cristianismo que você vive. É Jesus o centro de seus sonhos, planos e projetos, ou é apenas um nome bonito para se lembrar uma vez por semana?
Faça deste dia um dia de comunhão especial com Jesus, consulte com Ele as dúvidas que atormentam o seu coração, peça-lhe sabedoria para tomar as decisões certas, e não saia para a rua sem Ele. Repita com convicção: Quanto a mim, confio em Ti Senhor. Eu disse: “Tu és o meu Deus.”
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
Ensine Valores
domingo, 23 de agosto de 2015
A Resposta Branda
sábado, 22 de agosto de 2015
Espera Nele
Israel andava pelo deserto, rumo a terra prometida. Os anos transcorriam e dava a impressão de que o alvo estava cada vez mais distante. Você já sentiu algo parecido? Outro dia um jovem me disse: “Tentei doze vestibulares em universidades públicas e não consegui passar e para piorar não tenho dinheiro para pagar uma universidade particular. Acho que o meu sonho de ser médico nunca se realizará.”
Houve um momento em que o povo de Israel também sentiu que o desânimo se apoderava dele, então Deus disse: “Guardai, pois, todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que sejais fortes, e entreis e possuais a terra para onde vos dirigis..” Deut 11:8
Esta é a primeira vez na Bíblia em que aparece a expressão “sê forte”, em hebraico jazaq. Esta expressão se repete duzentas e noventa vezes no velho testamento. Este é o segredo do êxito. Não há como alcançar os sonhos nem atingir as metas sendo fraco. É imprescindível ser forte. Tudo que vale tem um preço. No Brasil existe um ditado popular que afirma: “A cana é doce, mas não é mole.” Só os fortes podem pagar o preço do êxito.
O salmista, no verso de hoje se dirige aos desanimados. A aqueles que estão cansados de lutar e lutar e nada conseguir. A aqueles que estão a ponto de desistir diante das dificuldades que encontram na estrada.
“Sede fortes e revigore-se o vosso coração.” É o desafio. Mas vai além. Mostra o caminho, a maneira de adquirir fortaleza. O caminho é: “Espera no Senhor.”
Você não está cansado de esperar? Sim, no sentido de aguardar que aconteça algo, mas o “esperar” de Davi é um “ficar a sós” com Deus. Buscá-Lo em oração. Meditar nos seus ensinamentos, e tentar descobrir a maneira de alcançar o objetivo.
Talvez agora tenha sentido o que Deus disse a Israel: “Guardai os meus mandamentos para que sejais fortes.” É o mesmo conceito de Davi: “Sedes fortes... os que esperais no Senhor.”
Você está disposto a seguir com atenção os conselhos divinos? Está disposto a meditar nos ensinamentos divinos para uma vida vitoriosa?
Vá hoje, para o trabalho ou para a escola lembrando o conselho bíblico: “Sede fortes e revigore-se o vosso coração, vós todos, que esperais no Senhor.”
sexta-feira, 21 de agosto de 2015
Colecionador
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
Cristão Repolho
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
Aceite o Ensino
terça-feira, 18 de agosto de 2015
Examina-me

segunda-feira, 17 de agosto de 2015
Palavras e Procedimento
domingo, 16 de agosto de 2015
Seja Obediente
sábado, 15 de agosto de 2015
Clame ao Senhor
sexta-feira, 14 de agosto de 2015
Palavras Justas

quinta-feira, 13 de agosto de 2015
Alma e Corpo
quarta-feira, 12 de agosto de 2015
Preste Ouvidos
terça-feira, 11 de agosto de 2015
Olha pra cima

A nós que estamos no próprio limiar do seu cumprimento, que momentosos e de vivo interesse não são esses sinais das coisas por vir — eventos a cujo respeito, desde que nossos primeiros pais se encaminharam para fora do Éden, os filhos de Deus têm orado, e os quais têm ansiosamente aguardado!
Companheiro peregrino, nós estamos ainda em meio às sombras e tumultos das atividades terrenas; mas logo nosso Salvador deverá aparecer para nos dar livramento e repouso. Olhemos pela fé ao bendito futuro, tal como a mão de Deus o pinta. Aquele que morreu pelos pecados do mundo, está franqueando as portas do Paraíso a todo que nEle crê. Logo a batalha estará finda, e a vitória ganha. Breve veremos Aquele em quem se têm centralizado nossas esperanças de vida eterna. Em Sua presença as provas e sofrimentos desta vida parecerão como se nada fora. “Não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.” Isaías 65:17. “Não rejeiteis pois a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará.” Hebreus 10:35-37. “Israel é salvo ... com uma eterna salvação; pelo que não sereis envergonhados nem confundidos em todas as eternidades.” Isaías 45:17.
Olhai para cima, olhai para cima, e permiti que vossa fé cresça continuamente. Permiti que esta fé vos guie pelo caminho estreito que leva através das portas da cidade para o grande além, o vasto e ilimitado futuro de glória que há para os redimidos. — Profetas e Reis, 722, 731, 732.
segunda-feira, 10 de agosto de 2015
Termos do Conserto
Se diligentemente ouvirdes a Minha voz e guardardes a Minha aliança, então, sereis a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos. Êxodo 19:5.
No princípio Deus deu Sua lei à humanidade como um meio de alcançar a felicidade e vida eterna. — Profetas e Reis, 178.
Os Dez Mandamentos, Farás, e Não farás, são dez promessas a nós garantidas, se formos obedientes à lei que governa o Universo. “Se Me amardes, guardareis os Meus mandamentos.” João 14:15. Aqui está a essência e a substância da lei de Deus. Os termos de salvação para todo filho e filha de Adão, aqui estão esboçados.
A lei de dez preceitos do maior amor que pode ser apresentado ao homem é a voz do Deus do Céu falando à alma em promessa: “Fazei isto, e não caireis sob domínio e controle de Satanás.” Não há negativa na lei, embora pareça haver. Ela é FAZEI e vivei. — The S.D.A. Bible Commentary 1:1105.
A condição de vida eterna é hoje justamente a mesma que sempre foi — exatamente a mesma que foi no paraíso, antes da queda de nossos primeiros pais — perfeita obediência à lei de Deus, perfeita justiça. Se a vida eterna fosse concedida sob qualquer condição inferior a essa, correria perigo a felicidade do Universo todo. Estaria aberto o caminho para que o pecado, com todo o seu cortejo de infortúnios e misérias, se imortalizasse. —Caminho a Cristo, 62.
Cristo não diminui as exigências da lei. Em linguagem inconfundível apresenta a obediência a ela como condição da vida eterna — a mesma condição requerida de Adão antes da queda. ... A exigência sob o pacto da graça é tão ampla quanto os requisitos ditados no Éden — harmonia com a lei de Deus, que é santa, justa e boa. — Parábolas de Jesus, 391.
A norma de caráter apresentada no Antigo Testamento é a mesma apresentada no Novo. Esta norma não é de molde a não podermos atingi-la.Em toda ordem ou mandamento dado por Deus, há uma promessa, a mais positiva, a fundamentá-la. Deus tomou as providências para que nos possamos tornar semelhantes a Ele, e cumpri-las-á para todos quantos não interpuserem uma vontade perversa, frustrando assim a Sua graça. — O Maior Discurso de Cristo, 76.
domingo, 9 de agosto de 2015
Não se Indigne
Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Sal 37:1
Você e Mário ingressaram na empresa no mesmo ano. Seu curriculum é melhor e vem acompanhado de anos de experiência qualificada. O tempo passa e você percebe que Mário faz coisas que você não teria coragem de fazer. Se o fizesse não poderia viver em paz consigo mesmo. Mas seu colega, sem escrúpulos, ascende com rapidez, enquanto você começa a ficar para trás. O pior de tudo é que ninguém parece se importar com a falta de ética de Mário. O que fazer?
O conselho divino para você hoje é: “Não te indignes.” Em outras palavras, fique calmo, que isso não o perturbe nem lhe tire o sono. Sabe por que? O verso seguinte dá a resposta. “Pois eles dentro em breve definharão como a erva verde.”
É uma lei desta vida: O sucesso que vem rápido, rápido desaparece e mesmo assim, é um sucesso que não trás satisfação. No fim da história só é vazio e angústia.
Às vezes Deus permite que os inescrupulosos alcancem vitórias terrenas e essas aparentes vitórias, podem ser chamadas de sucesso, mas não são. Riqueza, poder, fama e tudo aquilo atrás do qual o ser humano de nossos dias corre desesperadamente não é necessariamente prosperidade.
Você pode achar uma pessoa rica e infeliz. Pode encontrar nos caminhos da vida, gente famosa e desesperada. Não é difícil ver um intelectual, cheio de títulos universitários e lamentando-se como o poeta Ruben Dario: ‘Feliz a pedra porque não tem vida.”Vale a pena viver se você sente que está morto? Qual é a vantagem de ter coisas, e alcançar metas, se tudo aquilo pelo qual você trabalhou a vida toda, não trás satisfação ao seu desesperado coração?
Pense em dois homens do passado: Hitler e Mussolini. Não alcançaram o que queriam? Não houve um tempo em que pareciam vitoriosos? E no entanto, onde estão hoje? Qual foi o triste fim de ambos?
Por isso, continue na busca dos seus objetivos, trilhando a senda agreste dos princípios e valores espirituais e hoje nas diferentes circunstâncias da vida. “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.”
Alejandro Bullón
sábado, 8 de agosto de 2015
Amo Tua Casa

Andando nas ruas, nos aeroportos ou viajando por aí, encontro com freqüência pessoas que dizem: “Eu amo Jesus, considero-me um cristão, mas não gosto da religião, não pertenço a nenhuma igreja.”
sexta-feira, 7 de agosto de 2015
A minha fragilidade
quinta-feira, 6 de agosto de 2015
Não é só Nesta Vida
.jpg)
No verso de hoje fala-se do justo e do perverso. O que acontece com a memória do perverso? O perverso não tem em conta a Deus nas suas decisões e quando morre “cai em podridão” afirma o texto.
Você se atreveria a colocar a seu filho o nome de Judas, Nero ou Hitler? Mas você encontra cachorros com esses nomes. Isto mostra que “os perversos” não são esquecidos. São lembrados, mas com pena, com dó, com tristeza, e às vezes com mágoa e raiva.
Em vida, essas pessoas tiveram tudo o que o ser humano aparentemente precisa para ser feliz: Fama, riqueza, prazer e poder. Compensou? Quem sabe sim. Desde o ponto de vista humano talvez. Mas e aí? A vida é apenas isso?
Multidões correm atrás das luzes fascinantes desta vida. Glória, fama, riqueza e poder parecem tornar-se as coisas mais importantes, enquanto as pessoas amadas ficam a beira do caminho, esperando uma palavra de amor, um gesto de carinho, ou um pouco de tempo para sentir-se importante. A vida passa. Quando você percebe a primavera e o verão já foram, o inverno chegou e você está só, cheio de dinheiro, poder e fama, talvez, mas irremediavelmente só.
Em contraste “a memória do justo é abençoada.” Porventura não se conta até hoje as histórias de José, Daniel, Isaac e outros heróis da fé?
Preciso todos os dias revisar os valores que me inspiram, preciso repensar as minhas motivações. Quanto vale a confiança de um filho, a compreensão da esposa ou o sorriso de um neto? Quanto vale o olhar agradecido de alguém a quem ofereci um pouco de meu tempo?
Você está vivendo e trabalhando só para esta vida ou também para a eternidade? Analise isto porque “a memória do justo é abençoada, mas o nome do perverso cai em podridão.”
quarta-feira, 5 de agosto de 2015
Com Eles Não
terça-feira, 4 de agosto de 2015
O Bom Conselho

Provérbios nos lembra “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15:22) Ore logo, busque aconselhamento saudável e não desista!
segunda-feira, 3 de agosto de 2015
De Graça
E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. João 1:16
Perdão não é tolice. Perdão, na sua essência, é escolhendo ver seu ofensor com olhos diferentes. Aliás, como nós, recebedores da graça, podemos fazer menos que isso? Será que ainda ousamos em pedir graça a Deus quando nós recusamos a concedê-la? Isso é uma grande questão nas Escrituras! Jesus era severo com cristãos que se recusavam a perdoar outros pecadores. Lembra sua história em Mateus 18, sobre o servo que, acabado de ser perdoado de milhões de dívidas, se recusou a perdoar a dívida semelhante a alguns dólares? Ele despertou a ira de Deus. “Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você?” (Mateus 18:32)
No final das contas, nós damos graça porque a nós foi dada graça. E a nós foi dada graça para podermos dá-la livremente. Veja seus inimigos como filhos de Deus e a vingança como obra do Senhor.
domingo, 2 de agosto de 2015
Auto Ajuda
As pessoas que falam mais do que é necessário são frequentemente complexas suas palavras e atitudes. Eles precisam ser o centro das atenções e, na maioria dos casos, mostram que eles têm controle sobre problemas conhecidos.
No silêncio do coração, essas pessoas sofrem porque eles percebem a insensatez de "Publicar loucura", mas o desejo de "aparecer" é quase instintivo.
Um dia, essa pessoa sabe valores éticos e, em seguida, a dor aumenta. Luta para aplicar os conceitos aprendidos. Lutar consigo mesma contra seus complexos, medos e traumas que não pode identificar. É uma luta injusta. Ninguém bate um inimigo oculto. É uma batalha cruel. A pessoa que sofre a angústia de não saber a teoria ao vivo. Você sabe por que as coisas não estão funcionando em sua vida, por que seu casamento está dando errado, e por que o relacionamento com as crianças é ruim, tenta, tenta, mas seus esforços são inúteis.
A inconsistência de muitos livros de auto-ajuda é que apresenta uma receita maravilhosa. Mas eles não dizem o que os verdadeiros ingredientes para alcançá-lo são: "Pegue a energia que está dentro de você" -afirmam. "Descubra o seu potencial" -proclamam. E cada vez que você olhar dentro de você, em busca do famoso "potencial", você só encontra uma difusa e disforme sombra de um mundo assustador.
O melhor livro de auto-ajuda que é a Bíblia, leva a Jesus, que é a única pessoa capaz de trazer ordem ao seu mundo interior.
O poder real vem de cima, não de dentro. E lembre-se: "O homem prudente encobre o conhecimento, mas o coração dos tolos proclama a estultícia."
Alejandro Bullón
sábado, 1 de agosto de 2015
Mova-se

As coisas no mundo da Internet acontecem com uma velocidade extraordinária. Um site como o ‘Google’ que teve início apenas há sete anos, faturou no ano dois mil e cinco, por volta de seis bilhões de dólares. É dinheiro que deixa confuso qualquer mortal.
Num mundo cada vez mais globalizado é impossível ficar parado. Permanecer na inércia ou mover-se como se ainda estivéssemos vivendo a euforia do descobrimento da roda pode ser fatal.
Como andar de charrete, quando existe o trem bala? Como enviar as mensagens de barco se com o clicar de um botão a notícia pode dar volta ao mundo?
O provérbio de hoje tem como propósito, despertar as pessoas que sob o argumento de estarem “esperando no Senhor” ficam de braços cruzados enquanto a caravana dos vencedores avança.
Pobreza e necessidade não podem nunca ser características do cristão. Humildade e simplicidade sim. Mediocridade e conformismo, jamais. O trabalho é um dom divino, entregue ao ser humano, antes da existência do pecado. A ocupação seria uma bênção. Uma vida de ócio não teria sentido. Depois da entrada do pecado, o trabalho passou a ser um elemento terapêutico. É verdade que o cansaço e a fadiga, fariam que a criatura fugisse naturalmente do esforço, mas o trabalho ainda continuaria sendo o maior instrumento formativo e restaurador.
Não faça do trabalho apenas uma ferramenta para ganhar dinheiro. Faça dele um ato de serviço. O dinheiro não satisfaz. O serviço realiza e a conseqüência é o dinheiro.
A pessoa que se entrega a uma vida de inatividade verá que mais cedo ou mais tarde, a pobreza aparecerá na sua vida como um ladrão, sorrateira, lenta, mas inevitável. Não há como fugir dessa realidade.
Faça deste dia um dia de realizações. O mundo gira e se você não acompanhar o seu movimento, com certeza ficará para trás. Dialogue com Jesus. Coloque os seus planos e projetos nas mãos daquele que não conhece derrota e parta para a luta. Não fique parado, porque se o fizer: “Sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado.”
Alejandro Bullón