segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Bem perto, mas fora

“Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas.” (Marcos 12.33)

Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, sempre foi uma questão a ser compreendida em minha vida. Como muitos de nós, fui criado em uma igreja cristã e ensinado sobre as práticas que poderiam ajudar a fortalecer minha fé. Leitura bíblica, oração e participação numa comunidade cristã, servindo, contribuindo e aprendendo. Aprendi muito! Tive o privilégio de ouvir muitos ensinamentos profundos que fizeram grande diferença em minha vida. Mas persistia a questão: o Reino de Deus é uma prioridade em minha vida? O que isso realmente significa?

Um mestre na lei judaica, embora sob outras perspectivas, tinha a mesma dúvida. Ele queria saber o que era mais importante em toda a lei que conhecia. Jesus respondeu que é amar a Deus e ao próximo. Ele então repetiu a resposta de Jesus, num ato tipicamente rabínico, confirmando sua compreensão. É o verso destacado hoje: “Amá-lo (a Deus) de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas.” Ele havia entendido corretamente. E quanto a você? Compreende o que é o mais importante em sua fé?

Assim como o mestre da lei, podemos entender corretamente o que Jesus disse. Mas a vida de fé com Deus é mais que compreender. Por isso Jesus disse ao homem: “Você não está longe do Reino de Deus” (v.34). E você? A que distância está? O que lhe falta? Avalie a seguinte situação: digamos que sua taxa de hemoglobina (pigmento responsável pelo transporte de oxigênio no sangue) indicasse uma leve anemia. Neste caso, ela estaria próxima do normal, porém abaixo. Isso estaria bem para você ou procuraria tratamento? Em 2013, leve a sério sua vida com Deus. Uma pequena distância do Reino ainda significa estar fora dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário