quarta-feira, 8 de abril de 2015

Deus nos esgotos

Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. II Cor. 4:16.

Contarei o que se passou com um amigo chamado Milton Schustek. Ele era pastor na Checoslováquia durante os anos do domínio soviético e da opressão religiosa. Quando os comunistas dominaram seu país, Schustek queria ser livre para pastorear sua congregação guardadora do sábado, em Praga. Mas os comunistas tinham outras idéias. Eles estavam decididos a mandar todos os ministros para os campos de trabalho forçado.

Milton sabia que eles queriam mandá-lo para o lugar mais distante possível de sua congregação, lá para as minas de carvão, no norte. Mas ele descobriu uma maneira de ficar por perto para que pudesse realizar o seu trabalho pastoral na cidade. Havia um serviço que ninguém queria fazer – limpar os esgotos. Ninguém queria descer naqueles bueiros estreitos e imundos, que corriam por centenas de metros sob as ruas da cidade.

OMilton decidiu falar com os oficiais comunistas sobre aquele trabalho. Mas, antes, ajoelhou-se e orou. "Jesus", ele disse, "quero adorar-Te a cada sábado. Ajuda-me a guardar Tua lei e a ser fiel a Ti."

Milton foi introduzido na sala do oficial local. Ele disse: "Entendo que o senhor quer enviar-me para trabalhar nas minas. Quero dizer-lhe o seguinte. O meu avô trabalhou nas minas e o meu pai também trabalhou nas minas. Estou disposto a ir trabalhar em qualquer mina que o senhor me mandar. Mas tenho uma sugestão. Vocês precisam de alguém para fazer o pior serviço que vocês têm. Eu sei disto. E o serviço é descer até aqueles esgotos. Estou disposto a fazer esse trabalho. Por que o senhor não me envia para limpar os tubos de esgoto de Praga? Ficarei feliz em fazê-lo." O oficial comunista concordou em dar-lhe o trabalho.

Nunca esquecerei o rosto de Milton quando ele contou-me esta história. Ele admitiu que era muito difícil trabalhar ali, sozinho, na escuridão. "Mas compensou", ele disse, "pois assim podia adorar a Deus com minha congregação a cada sábado."

Deus tem Seus fiéis em todas as épocas. Eles são luminares brilhando na escuridão. Milton Schustek estava disposto a servir a Deus a qualquer custo. Deus cuidou dele, e cuidará de você também.

Fonte: Meditações Diárias - Sobre a Rocha - Mark Finley

Nenhum comentário:

Postar um comentário