sexta-feira, 8 de maio de 2015

Todo o que

 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Você já parou para pensar nesse Deus que escolheu se doar por você?

A expressão todo o que abre o texto de João 3:16 como uma bandeira para todas as épocas. Todo o que estende o tapete de boas vindas do céu para a humanidade. Todo o que é um convite ao mundo para conhecer Deus.

Jesus poderia facilmente ter limitado o grupo, mudando a expressão todo o que para qualquer que. "qualquer judeu que crer" ou "qualquer mulher que me seguir". Mas Ele não usa nada para identificar o sujeito. O pronome é maravilhosamente indefinido. Afinal, quem não faz parde do todo o que?

A expressão derruba barreiras raciais e dinamita com as classes sociais. Ignora limites relacionados ao sexo e transcende tradições antigas. Todo o que deixa claro o seguinte: Deus exporta sua graça para todo mundo. Para aqueles que tentam limita-la, Jesus tem uma expressão: Todo o que.

Todo o que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 10:32)

E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. (Mateus 19:29)

E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. (lucas 12:8)

E todo o que vive e crê em mim não morrerá (João 12:26).

Todo o que significa "sempre que e onde quer que". Sempre que precisar, onde quer que  esteja, você não estará longe demais para ir para casa.

O filho pródigo admitiu que estava. Ele desprezou a bondade de seu pai e partiu...

Imagine o filho pródigo jogando o dinheiro do pai em mãos de mercadores gananciosos: deixado um punhado de moedas em outro.
Então sua carteira fica vazia. O cartão de crédito é recusado. O maître diz "não", o hotel diz "saia" e o rapaz diz "ai, e agora?" Ele encontra emprego para alimentar porcos. Não é uma ocupação recomendada para um rapaz judeu.

A fome aperta tanto que ele chega a pensar em comer com os porcos. Mas, em vez de engolir essa comida ele engole o orgulho e começa aquela famosa caminhada para casa, ensaiando um discurso de arrependimento a cada passo. Acontece que não precisava. Seu pai estava guardando o seu lugar.

O Pai está aguardando o seu também. Se a mesa do banquete do céu tiver uma placa para identificar lugares, uma terá seu nome.

Perdemos muita coisa, mas nunca nosso lugar na lista do  "todo o que" de Deus.

Todo o que - é a maravilhosa expressão de boas vindas de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário