quinta-feira, 18 de junho de 2015

Mude para Melhor

Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Filipenses 3:13

Qual o motivo dessas notas? - Antônio perguntou para o filho que estava de cabeça baixa.

- Eu poderia ter prestado mais atenção às aulas - Mário confessou. - Po­deria ter estudado mais e ficado menos tempo no computador e no vídeo game,

- Sim. Você poderia ter feito melhor; mas, por que não fez?

A resposta de Mário foi o silêncio.

- Vou confiscar seu celular - disse António. - Vou controlar seu tempo de uso do computador e de jogos eletrônicos. E vou monitorar seus estudos e notas no próximo bimestre.

- Mas...

- Sem "mas", Mário! - o pai falou em um tom mais ríspido - Você pode mu­dar suas notas do bimestre passado? Não! Alguma vez eu lhe dei castigo e depois mudei de ideia? Não! - Antônio respirou. - Não podemos mudar o que passou, mas podemos evitar que algo ocorra de novo.

Em nossa vida acontecem fatos que não podem ser mudados. Algumas pessoas remoem e revivem problemas que já não têm solução, imaginando que poderiam ter agido de outra forma para evitá-los. É preciso aprender a aceitar aquilo que não pode ser mudado e a conviver com as consequências daquilo que deu errado. Pensar no que ocorreu ou sofrer por isso não ajudará em nada. Enfrentar as consequências irá torná-lo mais forte e mais preparado para a vida.

Contudo, não basta conformar-se com o passado. É preciso tomar atitudes para que o erro não se repita. E necessário reavaliar ações, ver quais delas de­sencadearam o problema e ordenar a vida para não voltar a falhar. Concentre-se naquilo que você pode mudar para melhor, sem ficar revivendo dores antigas.

Não se esqueça de guiar suas novas atitudes de acordo com a Palavra de Deus, pois a Bíblia é o manual perfeito de sobrevivência para este mundo. Você não pode alterar o passado; mas, hoje, tem a chance de projetar um novo futuro.

Extraído de Inspiração Juvenil 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário