terça-feira, 23 de junho de 2015

Método de Demóstenes

O preguiçoso fica pobre, mas quem se esforça no trabalho enriquece. Provérbios 10:4

Baruque estava exausto com o treinamento de seu preparador físico. Com as mãos apoiadas nos joelhos, ofegava enquanto o suor escorria pelo rosto. Ele praticava triátlon, uma modalidade de atletismo que combina natação, ciclismo e corrida. Baruque estava treinando para uma prova muito importante que aconteceria no fim daquele mês.

O professor Palmeira exigia muito em cada atividade. Em treinos de natação, ele amarrava em Baruque bóias com pesos e, em algumas vezes, fazia com que o atleta puxasse um pequeno caiaque. No ciclismo, Palmeira atrelava à bicicleta uma pequena carreta, subia nela e o fazia pedalar morro acima. Para prepará-lo para a corrida, colocava tornozeleiras com pesos adicionais ou realizava os treinamentos na praia, pois a areia dificulta as passadas.

- Não sei se vou aguentar esse ritmo - reclamou o atleta tentando controlar a respiração.

- Força, Baruque - incentivou Palmeira. - Você está sendo treinado pelo método de Demóstenes,

- E esse método procura matar o atleta? - Baruque brincou.

O treinador explicou:- Demóstenes foi um político de Atenas e viveu entre 384 e 322 a.C. As lendas dizem que ele era gago e, para aprender a falar em público, usou de artifícios curiosos. Ele colocava pedras na boca e recitava versos contra o vento; e, às vezes, na praia, para fazer sua voz superar o som das ondas. Assim, tornou-se o maior orador de Atenas, pois falar em público era muito mais fácil do que falar com a boca cheia de pedras. Você verá que nadar, andar de bicicleta e correr será mais simples quando você não estiver carregando peso.

O historiador Plutarco escreveu o seguinte sobre Demóstenes: "Vem daí a reputação de não ter sido bem dotado pela natureza e só haver adquirido habili­dade e força oratória pelo trabalho incansável."Em nossos dias, poucos querem fazer grandes esforços para superar seus limites. Preferem o comodismo a enfrentar os desafios de um treinamento mais rigoroso.

Na vida, porém, nada é fácil. É preciso muita disposição e empenho para vencer as duras provas que se apresentam diariamente. Esteja pronto para encarar as dificuldades e treinar intensamente. Quando vierem desafios mais simples, você os superará com facilidade, pois já venceu provas muito mais complicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário