sexta-feira, 26 de junho de 2015

Tédio

Lembre da Minha ordem: "Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque Eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!" Josué 1:9

A tarde parecia não passar. Janine jogou-se no sofá, abraçou uma almofada e ligou a televisão em um canal qualquer. Ficou com o controle remoto na mão trocando de canal, sem se concentrar no que estava na tela e sem achar algo que realmente chamasse a sua atenção.

Levantou-se, abriu a geladeira pela enésima vez naquela tarde enfadonha e viu, novamente, que não tinha nada que quisesse comer. Voltou para o quarto e sentou-se em frente ao computador, para compartilhar mensagens inúteis em sua rede social e bisbilhotar os perfis alheios. A vida transcorria de maneira entediante; pois, todas as tardes, essas eram suas atividades. Ela já não suportava mais a monotonia de seus dias. A certa altura, lembrou-se de uma frase do escri­tor Franz Kafka: "Dormi, acordei, dormi, acordei. Vida miserável."

Janine acordava de manhã, ia para escola, voltava, almoçava, realizava as tarefas escolares e, depois de tudo isso, vegetava em sua casa vazia. Seus pais trabalhavam o dia todo. À noite, eles estavam tão cansados que sequer conver­savam com ela. Em alguns dias, ela sentia-se extremamente desmotivada e sem vontade até mesmo de viver. Se conversasse com um psicólogo, certamente ele iria alertá-la sobre os riscos de sofrer de depressão.

Uma vida vazia, sem ânimo e sem perspectivas pode levar a um quadro de­pressivo. A falta de atividades edificantes e prazerosas desanima qualquer pessoa.Como você tem vivido seus dias? Quais são os seus propósitos? Você tem feito o que gosta em seu tempo livre? Você pratica esportes, passeia ou realiza atividades que lhe dão prazer? Como tem sido preenchido seu tempo ocioso?

É muito importante que você faça algo realmente produtivo e agradável. Evite ficar ocioso, pois isso atrai o tédio e o desânimo. Converse com seus pais, planejando com eles coisas que você pode executar, como um curso de música, prática de esportes, entre outras ocupações.

Não deixe que o desânimo o alcance. Procure realizar atividades que lhe tragam edificação e que o aproximem de Deus.

Extraído de Inspiração Juvenil 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário