quinta-feira, 25 de junho de 2015

Tome Cuidado com o que você publica

Você terá de aguentar as consequências de tudo o que disser. Provérbios 18:20

Geralda saiu do escritório de sua gerente muito contrariada. Estava extrema­mente nervosa, pois acabara de levar uma advertência funcional em virtude de alguns erros que cometera no exercício de sua profissão. Quando voltou ao seu posto de trabalho, jogou-se na cadeira, pegou o celular e publicou ofensas contra sua chefe em uma rede social.Três dias depois, foi chamada novamente perante a gerente que lhe entregou o comunicado de demissão e encaminhou Geralda para o setor de Recursos Humanos, a fim de realizarem os cálculos do valor de sua rescisão trabalhista. Depois de um mês que havia sido demitida, recebeu em casa uma notificação judicial, pois sua ex-chefe a estava processando por difamação.

É preciso ter muito cuidado com o que se divulga nas redes sociais. Depois de publicado, você não terá mais controle sobre o que foi escrito. Não sabe quem se ofenderá e nem quais serão as consequências dessas ofensas. Não se pode saber quem lerá o que você escreveu na internet, bem como é impossível prever o alcance de suas ideias.

Uma postagem aparentemente inofensiva pode gerar efeitos devastadores e afetar profundamente sua vida pessoal. Há empresas que, depois de receberem currículos de interessados por vagas de emprego, recorrem a pesquisas em redes sociais para analisar os perfis dos candidatos. Por isso, e por outros incontáveis motivos, é necessário cuidar com o que se publica, assim também com o tipo de fotografias que se disponibiliza. Jamais exponha imagens erotizadas; pois, além de ser inadequado para um cristão, mostra sua intimidade e pode atrair criminosos sexuais.

Cuide também da linguagem utilizada na rede. Escreva de forma adequa­da, evitando palavrões ou vulgaridades, porque muitas pessoas lerão o que você transmite e poderão julgar seu caráter por isso.

Pense muito antes de publicar algo na internet. Quando houver alguma dúvida sobre o que divulgar ou não, peça a opinião de alguém mais expe­riente, como seus pais. Que suas postagens testemunhem de que você é um cristão autêntico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário