terça-feira, 20 de outubro de 2015

Testemunha e Escudo

Eu, porém, confio em Teu amor; o meu coração exulta em Tua salvação. Salmo 13:5

Arthur Schopenhauer, Byron, Chopin e Thomas Carlyle foram contemporâneos. O primeiro era filósofo; o segundo, poeta. Chopin dispensa apresentação, e Carlyle era escritor e historiador. O que eles tinham em comum? O pessimismo.

Viveram em uma época de grandes conflitos, como a Batalha de Waterloo e a Santa Aliança. A Europa havia sido devastada pelo exército de Napoleão e de seus inimigos. Em decorrência disso, grandes dificuldades econômicas assolavam a Inglaterra. Os fazendeiros estavam arruinados, e o desemprego oprimia os operários. Ricos e pobres sofriam com a miséria instalada no continente.

Certa vez, Carlyle ouvira do pai que os trabalhadores bebiam em vez de comer para esconder a própria miséria uns dos outros.

Quão diferente é a vida do cristão que deposita suas aflições nas mãos do Criador do Universo! A miséria pode bater à porta, mas o pessimismo e o medo nunca entrarão caso ele se lembre de tudo o que Deus já fez.

A Bíblia é uma testemunha eficaz do caráter e do amor de Deus. Sua leitura e a oração se tornam escudos na vida de quem quer andar de mãos dadas com o Senhor. São instrumentos para desenvolver a fé e nos manter longe do pessi­mismo e do medo. A esperança e a fé são antídotos para afastar o pessimismo e o fatalismo. Isso não significa que devemos sorrir em meio aos problemas mais densos, mas que precisamos exercitar a serenidade, convictos da atuação de Deus em nossa vida.

Ellen White nos ajuda a entender um pouco mais sobre a importância de cultivarmos a fé em Deus: "Quando aprendermos a andar pela fé e não por sentimentos, alcançaremos de Deus o auxílio justamente quando dele neces­sitarmos, e Sua paz nos encherá o coração" (Minha Consagração Hoje, p. 14).

Lance fora o medo, confie no amor dAquele que não titubeou em dar o próprio Filho por você. Alegre-se na salvação que vem do sangue de Cristo, pois "Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou" (Apocalipse 21:4).

Adriana Seratto

Nenhum comentário:

Postar um comentário